Meio Ambiente




ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIETA D’AMBRÓSIO
PROJETO INTERDISCIPLINAR
MEIO AMBIENTE E RECURSOS MIDIATICOS 

Envolvidos: Equipe Diretiva, Professores e alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Período: durante o ano letivo de 2011

1-     Tema: OS CUIDADOS COM O MEIO ONDE VIVEMOS

2-     Justificativa:
Ao evoluir cientifica e tecnologicamente, o ser humano afastou-se do ambiente natural. Passou a ver se superior e não se reconheceu mais como parte da natureza. Provoca nela grandes desequilíbrios e, consequentemente, a queda da qualidade de vida no que se refere às condições socioambientais para a maioria da população. Os recursos do Planeta são finitos, de forma que, faz-se necessário repensar o modelo de desenvolvimento atual, colocar limites no uso desses recursos para que todos possam usufruir e, ao mesmo tempo, preservar aquilo que a natureza nos oferece. Nesse sentido, o tema visa sensibilizar a comunidade escolar para a prática de atitudes concretas em relação ao meio ambiente escolar a fim de perceber que as ações mais próximas podem contribuir para preservação do planeta.

3-     Objetivos

Objetivo geral:
Levar a comunidade escolar à repensar suas atitudes, em relação ao meio ambiente.



Objetivos específicos:
- Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente;
- Zelar pelo ambiente escolar;
- Promover ações concretas de atitudes positivas em relação ao meio ambiente;
- Sensibilizar a comunidade escolar que o trabalho em conjunto leva ao bem comum.

4- Metodologia
Inicialmente, será feito um levantamento atual do referencial teórico sobre o assunto  para trabalhar, em sala de aula, com os alunos. Para isso, será usado a biblioteca e o laboratório de informática da escola. A partir de então, podemos elaborar etapas de atitudes concretas a ser colocadas em prática pela comunidade escolar.
  
Ações:

 §  Será indicado dois alunos de cada turma, como monitores ambientais, que terão a responsabilidade de zelar junto aos colegas pelo cumprimento das atitudes elencadas anteriormente juntamente com os alunos.
 § Serão confeccionados cartazes ilustrativos e informativos a partir da pesquisa e registros (elaborados pelos alunos) para expor no hall da escola.
 §  Cada turma irá produzir um slides e, também um vídeo em relação ao tema em estudo, que será apresentado para a comunidade escolar na semana de aniversário da escola.
 §  Dramatização e oficinas de aprendizagens  também poderá fazer parte do projeto.
 § Algumas sugestões de atividades: reciclar o papel, construção de uma compostagem, mutirão de limpeza ,caminhada ecológica no quarteirão da escola.
§  Concurso do  slogan do projeto.
§  Escolha  de uma turma por mês,que ficará responsável pelo monitoramento do recreio observando e alertando, para posturas corretas ambientalmente aos outros colegas.

4-     Recursos
Humanos: alunos, professores, funcionários – comunidade escolar.
Materiais: Computadores (para pesquisa na internet, produção de slides e confecção de folders), folhas de oficio, papel pardo, cartolina, canetas coloridas, maquina fotográfica.

5-     Avaliação
Deverá ser feita de acordo com os resultados obtidos, levando em consideração a receptividade da comunidade escolar, o entendimento dos envolvidos bem como, a mudança de atitudes em relação ao meio escolar.

MONITORES AMBIENTAIS:
Devem zelar, juntamente com os demais colegas, pela organização e limpeza da sala de aula.


São eles:
Turma 83 - Deivid, Érica e Natália
Turma 82 - Júlia, Matheus e Jackson
Turma 81 - Vitória e Fernanda


Turma 73 - Tales e Saniele
Turma 72 - Nathalia, Leonardo e Gabriele
Turma 71 - Gabriélly, Julia Bolzan e Gabriele


Turma 63 -
Turma 62 - Vitória e Ana Paula
Turma 61 - Gabrieli e Daniele


Turma 55 - Davi e Raul
Turma 54 - Nathalia e Ketlin V.
Turma 53 - Kauanny e Felipe